Correio Popular Notícia



Novo vírus causa surto de virose em Ji-Paraná

Data da notícia: 04/04/2013
Foto:

>O novo vírus provoca febre alta, dores no corpo, diarreia e vômito

(Josias Brito) A época de chuvas e de calor, deixando a umidade do ar mais tensa, em que se permanece por muito tempo em locais fechado, pode provocar uma nova infecção o novo vírus, tipo dengue, doença que vem atingindo várias pessoas em Ji-Paraná.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130404-151.jpg[/IMG] Este vírus atinge indivíduos de todas as idades e pode ser transmitido pela água, alimentos, objetos contaminados como porta, corrimão etc., mas os sintomas perduram de 12 a 48 horas, quando a pessoa não possui outras complicações de saúde.
A nova virose têm preocupado a população. Nos últimos dias, foi alto o número de pessoas que tiveram febre alta, vômitos e outros sintomas. De acordo com a assessoria de imprensa da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná), o crescimento de atendimentos não caracteriza um surto, mas é preocupante. A infecção do vírus é causada por um grupo de viroses.
Conforme o Departamento de Regulação de Controle e Avaliação da Semusa, nos últimos meses têm sido intensa a procura por atendimento médico no Hospital Municipal de Ji-Paraná devido ao surto de virose. As pessoas são acometidas por problemas de vômito e diarreia. No hospital cerca de cinco a seis pacientes permanecem em observação ou são internados diariamente. No mês de janeiro, de acordo com levantamento feito no HM, dos 716 pacientes atendidos, 80 foram por causa da virose. A infestação da doença, conforme o Centro de Endemias, entre os meses de fevereiro e março, caíram devido ao trabalho de combate que vem sendo realizado pela equipe de endemias.
Destaca-se que normalmente o ciclo de virose é de 15 a 30 dias. No entanto, em Ji-Paraná o problema vem acontecendo a mais de 60 dias.

SINTOMAS - Os médicos explicam que os sintomas são fortes dores abdominais, vômitos e diarreia que pode apresentar sangue. ?A pessoa fica com os sintomas de 12 a 48 horas, no entanto durante quatro a cinco dias ainda continua eliminando o vírus?, assinalou, acrescentando que ?o estado mais grave da doença pode ser apresentado em pacientes que já têm outro tipo de doença e também pode se agravar em bebês?.
Com relação ao tratamento para combater o vírus, os médicos afirmam que não existe tratamento científico, ?Um paliativo é a hidratação constante. O paciente deve começar a tomar muito líquido e se o caso agravar deve procurar ajuda médica. Deve-se também evitar pegar na mão de outra pessoa, caso esteja com sintomas?, informam os médicos.

Fonte:






Noticia vista 11280 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.